O que não era, passou a ser

Neste sermão vamos aprender sobre o que não era mas passou a ser.

Texto: 2 Sm 15:17-19

 Introdução:

Existem situações em nossas vidas totalmente adversas, muitas vezes parecem ser o princípio do fim, um caminho sem volta, e pensamos que tudo está terminado, mas é nestes momentos que devemos mostrar o valor de nosso caráter, pois isto sim fará toda a diferença quanto ao que será do nosso futuro.

Na passagem bíblica de 2 Sam 15:17 ao 19, podemos ver o diálogo do rei Davi com Itai o geteu, da terra dos Filisteus, ele era o líder de um pequeno exército de seiscentos homens que haviam saído de sua pátria para se juntarem-se a Davi, faziam parte de um dos principais inimigos de Israel, mesmo assim, tomaram a decisão de seguir um outro povo, e este era o povo de Deus, os israelitas.

PARTE I

Nas situações adversas é momento de agirmos corretamente: Nesta passagem bíblica Absalão, filho do rei, tinha o propósito de usurpar, o trono real, Davi sabendo da notícia, decide então fugir da cidade junto com todos os seus homens, evitando assim que houvesse derramamento de sangue sem necessidade, quando chegam na última casa da cidade, conforme versículos 18 e 19, todos passam a frente do rei dando sinal que o seguiriam e também Itai e os seiscentos homens de Gate, esta atitude chamou a atenção de Davi por dois motivos:

Davi o desobrigou de ir junto, dando a liberdade para Itai fazer o que quisesse.

Ele não era judeu, não pertencia a seu povo, poderia ficar na cidade e seguir servindo ao próximo rei Absalão, podendo continuar usufruindo de todos os benefícios que até então possuía, sem ter que abrir mão de seu conforto para sair como um errante pelo deserto junto com seus homens.

Transição: Além de agirmos corretamente nas situações mais adversas, devemos aproveitar a ocasião para…

PARTE II

Mostrarmos quem realmente somos nós: Foi neste momento que Davi pode ouvir uma das declarações mais importantes de sua vida quando ele diz para Itai no versículo 20: Chegaste ontem, e já te levaria eu, hoje, conosco a vaguear, quando eu mesmo não sei para onde vou? Volta, pois, e faze voltar a teus irmãos contigo.

E contigo sejam misericórdia e fidelidade. No versículo 21 ele ouve como resposta: Tão certo como vive o SENHOR, e como vive o rei, meu senhor, no lugar em que estiver o rei, meu senhor, seja para morte seja para vida, lá estará também o teu servo. Isto faz-nos refletir pelo menos em dois pontos:

 O bom exemplo de Davi fez Itai tomar esta decisão de segui-lo em qualquer situação.

A declaração de Itai evidencia a resposta de uma vida de dedicação.

Transição: Em segundo lugar, quando mostramos quem realmente somos, demonstrando nossa fidelidade, a conseqüência será …

PARTE III

Ser recompensados: Após esta declaração, Itai foi colocado em posição de destaque pelo Rei Davi, foi um de seus três generais que comandou a vitória contra Absalão, conforme o capítulo 18, duas coisas aqui são importantes lembrarmos.

 Aquele que faz o que é certo é recompensado, sendo colocado em posição de honra.

Não importa quem você seja, qual sua nacionalidade ou raça, quando suas ações são boas, a vitória virá como recompensa.

APLICAÇÃO:

A história de Itai é muito semelhante a nossa, sem Cristo, éramos apenas itinerantes, sem perspectivas, desesperançados até mesmo com a própria vida. Mas quando temos um encontro com o Senhor, somos transformados, é claro que as adversidades continuarão,  semelhante ao ocorrido com Itai, mas seu bom caráter foi o fator decisivo para que ele tomasse a decisão certa e fosse bem sucedido, assim também, nós cristãos devemos expressar o nosso bom caráter e não nos contaminarmos com propostas que não glorifiquem ao Reino de Deus.  Somente assim o Senhor poderá agir em nosso favor trazendo a bênção que precisamos.

Você têm agido com sinceridade diante de Deus? Mesmo que tenha que rejeitar propostas que parecem ser muito atrativas? Se Itai ficasse do lado de Absalão seria vencido, de que lado você quer estar? Este é o momento de você também tomar a decisão certa e ficar do lado de Deus e contemplar a vitória que ele trará.

Autor: Décio Trindade

Visite: http://www.ejesus.com.br

Comentários

comments

Sobre Antonio C. Barro

É professor da Faculdade Teológica Sul-Americana, em Londrina. Formado em teologia, com mestrado e doutorado pelo Fuller Theological Seminary, nos Estados Unidos. É o criador e editor do blog cristão: www.coisado.com.br

Contribua com sua opinião