O Espírito Santo é a promessa de Deus para igreja.

O Espírito sempre esteve presente e atuante sobre a terra. Toda obra realizada por Deus, tem o toque vigorador do Espírito. Desde de uma arvore frondosa até o mais pequeno arbusto do deserto, do maior animal feros da selva ao pequeno inseto que passa desapercebido aos olhos do homem.
O Espírito de Deus é o causador da vida e o restaurador da vida na terra Ez.37:9-10. Ele faz-se presente em toda parte do globo terrestre. É só analisar as paginas da bíblia e veremos o Espírito como: Criador, revigorador,orientador e salvador.

1. Definição do Espírito Santo no antigo e no novo testamento:

Antigo Testamento. No antigo testamento, são duas palavras hebraicas que definem a palavra Espírito, a primeira é nephesh que tem a idéia de “ ser vivente ou seja tudo que tem fôlego”a segunda palavra é ruach que tem o sentido de vento ou sopro.
Novo Testamento. No novo testamento, só há um vocabulário Grego que define a palavra Espírito que é pneuma que tem o sentido de vento forte, este vocabulário grego esta plenamente relacionado com o vocabulário hebraico porque os sentidos de ambos são iguais.At.2. sucintamente espírito é algo imaterial.

2. Onde estava o Espírito Santo antes do pentecostes?

Tiremos da nossa cabeça que o Espírito não estava atuando no antigo testamento, porque a bíblia deixa claro que o Espírito esteve em plena atividade mesmo antes do mundo vir a existir; não de forma completa, mas, de maneira mais restrita e esporádica como veremos a seguir:
O Espírito foi quem aqueceu a terra da mesma forma que a galinha aquece os seus ovos para produzir a vida.Gn.1:2.
O Espírito atuava nos comissionados de Deus ajudando-os a cumprir a missão designada por Deus: Davi. Sm.16:13; Gideao.Jz.6:34; Js.6 e10
No inicio do Novo testamento com a presença do Senhor Jesus, o Espírito continuou como no antigo testamento agindo de maneira restrita cuidando apenas do plano salvador de Deus para que tudo transcorresse como Deus havia planejado.
No nascimento do Senhor Jesus o salvador do mundo, o Espírito foi à semente germinativa.Mt.1:20
Nos preparativos do cenário para o Senhor Jesus iniciar o seu ministério salvifico, lá estava o Espírito.Mt.4:1;Lc.4:14

3. Jesus promete e envia o Esírito Santo definitivamente ao mundo:

Espírito sempre acompanhou o Senhor Jesus no exercício da sua missão.Lc.4:18-19, Jesus sabia que o Espírito era peça chave no desenvolvimento do seu reino na terra, por isso prometeu enviar o Espírito Santo definitivamente confirmando a profecia de Joel de que ele inundaria a terra e revelaria o conhecimento do pleno celestial Jl.2:28-29, ele atuaria na vida daqueles que recebessem Jesus como salvador, capacitando-os para a representar o reino dos céus entre os homens.Lc.24:49.
Essa promessa cumpriu-se cinqüenta dias depois da ressurreição de Jesus (pentecostes).At.2:1-4
No cumprimento dessa promessa, o evangelho foi disseminado a varias nações que estavam em Jerusalém.At.2:5-12
O cumprimento da promessa do Espírito Santo rendeu ao reino de Deus três mil almas.At.2:37-41.

Conclusão:

Jesus no seu ministério confirmou a promessa que Joel fez a respeito do Espírito.Jl.2:8 comparar Luc.24:49 e a cumpriu em Atos Cap.2, para que os cristãos pudessem na companhia do Espírito Santo continuar se multiplicando no reino de Deus; o Espírito Santo veio definitivamente, a sua missão é ser companheiro da igreja até ao arrebatamento, então a sua árdua missão se concluíra.

Compartilhe a BençãoEmail this to someone
email
Print this page
Print
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin

Comentários

comments

Contribua com sua opinião