O Otimismo e a fé

OTIMISMO: Doutrina filosófica que ensina que tudo ocorre da melhor maneira possível. O otimista gera uma atitude geral ativa e confiante. Voltaire consagrou seu romance “Candide” ao otimismo.

Este conceito é gerador de várias linhas de comportamento positivo, teologia da prosperidade, etc. Na Bíblia, o otimismo não é uma teologia, é um instrumento de desenvolvimento da fé.

INTRODUÇÃO: Há muita gente vivendo como esta mulher: uma vida pessimista. Gente que só olha
para o chão, gente encurvada, por carga de anos. A Bíblia diz que se tratava de uma obra maligna
na vida daquela mulher. Talvez seja uma obra maligna que o leva a viver sem otimismo. Vejamos algumas estratégias malignas:

1. MATERIALISMO

Só olha para as coisas terrenas, para aquilo que se vê, que se pode apalpar. Para vencer o materialismo com otimismo é necessário transcender as coisas deste mundo. Crer na realidade espiritual.
Maria, a sua irmã, sentou-se aos pés do Senhor e ficou ouvindo o que ele ensinava.
(Lucas 10:39 BLH)

2. NEGATIVISMO

Só olham para o pó. Gente que tem a visão mais rasteira possível. Nada dá certo para ele, não existem boas perspectivas, não existem sonhos.
A LEI DE MURPHY: o pão sempre cai com a parte da manteiga virada para baixo; se você tem uma chance em 1 milhão de que algo d errado, com certeza isso vai acontecer.
3. OPRESSÃO DO PECADO

O pecado e a culpa fazem as pessoas andarem cabisbaixas, envergonhadas ou na defensiva todo o tempo. Quando nos arrependemos e entendemos o perdão de Deus, passamos a ter uma atitude otimista em relação a nós mesmos e ao nosso futuro.
Exemplo: Pedro, após ter negado a Jesus. (Mateus 26:69-75)
CONCLUSÃO: Se alguém está vivendo como aquela mulher, algo deve ser feito:

Ouvir a voz de Jesus. Jesus chamou a mulher e o chama também.
Tomar uma atitude. A mulher endireitou-se, lutou o acondicionamento de 18 anos. Veja o que esta fazendo você andar curvado e endireite-se diante do Senhor.
Dar glória a Deus. O louvor é a base para uma vida de otimismo e vitória.

Fonte: http://www.opregador.hpg.ig.com.br/index.htm

Compartilhe a BençãoEmail this to someone
email
Print this page
Print
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin

Comentários

comments

Contribua com sua opinião