Qual a tua ocupação? (Adolescentes)

João 1.8

Ocupação : Trabalhos ; afazeres ; emprego; oficio ; modo de vida ; absorvido por alguma tarefa.
Disposição : Tendência , inclinação , vocação , estado de espirito ,preparado , valente , pronto para o que der e vier.

ADOLESCENTE – É deixar o mundo de fantasia , onde tudo é maravilha e cheio de fantasia , para entrar no mundo dos adultos , desejado mais temido. É este um dos problemas enfrentados pelos adolescentes : a busca de sua indentidade. É a fase onde mais se ouve: “ ninguem gosta de mim” ; “ ninguem me entende” ; “ não sirvo para nada”.
O adolescente passa por mudanças radicais no que se refere aos aspectos fisicos , emocionais e sociológicos. Ele atravessa uma fase de reorganização de valores da vida. É ai que o adolescente deve mais e mais se aprofundar na palavra de Deus nas questões básicas da fé cristã como : Existência de Deus , Soberania de Deus ; vida eterna. Ou seja, se “ocupar” literalmente com a palavra de Deus. Pois fazendo assim , ele não vai ter tempo de participar das “más conversações que corrompem os bons costumes”.
Muito se fala em troca de valores neste periodo , entretanto , precisamos estar ciêntes que neste periodo quanto maior nosso aprofundamento nas Escrituras , mais nossos valores serão estabelecidos e evidênciados.
Nesta busca de uma identidade , os meios de comunicação tem dado vários modelos a serem seguidos que só vem a tirar os valores éticos e morais , e desviar os adolescentes da ocupação de servirem a Deus e seguir os padrões estabelecidos pala Bíblia , que é o nossa única regra de fé e prática. São como virus que servem para infectar os jovens , com o objetivo de deixa-los doentes , o que acarreta em vários sintomas como : Falta de energia espiritual , indisposição para fazer a obra do senhor , frieza , vontade de desistir , vontade de participar das coisas do mundo , mau testemunho , desobediência e.t.c. Se você tem sentido um destes sintomas, nos acompanhe neste estudo que nos levará a indentificar estes virus para que possamos combate-los.
A maneira correta de se combater um virus ou tipo de doênça é conhecendo as causas para que se possa dar o tratamento adequado e para que se possa precaver contra este virus. E para isto nosso corpo precisa estar fortalecido para não se debilitar contra as investidas destes males contra nosso corpo , tirando assim nossa disposição e consequentemente nos desvie da nossa ocupação. O que sem duvida, nos fará sofrer consequências muitas vezes dolorosas.
É justamente isto que acontece no âmbito espiritual. Existem três virus poderosos que tem como objetivo nos tirar da ocupação que Deus nos confiou, minando assim , o nosso vigor e energia espiritual. É preciso que os conheçamos para que possamos vencê-los no nome de Jesus.
Através deste estudo, estaremos dando para os adolescentes diretrizes que os levem a : DESENVOLVER UM SISTEMA DE IMUNIDADE , contra estes virus que querem nos disvirtuar da ocupação que Deus tem nos dado. Estes virus são:

O MUNDO
A CARNE
O DIABO

Falaremos destes três inimigos e depois mostraremos como neutraliza-los e de como voltar ou manter a alegria espiritual.

Efésios 4.27 – “ Não deis lugar ao diabo”

Nós não estamos neste mundo representando papel. Estamos em uma guerra , e se Paulo falou estas palavras é porque existe a possibilidade do diabo de alguma maneira agir na nossa vida. Pedro pode sentir esta verdade quando quis argumentar com Jesus que Ele não morreria , e Jesus mandou que satanás passasse para trás. O diabo na sua astucia estuda nossos defeitos para que possa através deles minar a fé. Entretanto, precisamos ter conciência que somos igreja do nosso Senhor Jesus Cristo e que as portas do inferno não podem prevalecer contra a igreja de Jesus Cristo. Por isso, podemos afirmar como toda convicção que, a maneira poderosa de neutralizar este virus na nossa vida e nos deixar com um sistema imunológico forte é:

I – SERVIR AO SENHOR – Js 24.15
A) Quando o servimos escolhemos a melhor parte
B) Podemos resistir as suas artimanhas malignas
C) Não damos nehuma opotunidade para que ele possa querer agir.
D) Mantemos a unidade dentro da igreja e é isto que ele tenta destruir.

I Pe 5: 7-9 – “Sede sobrios e vigilantes”.

Se tem uma area que o diabo gosta de agir é na nossa ansiedade. Principalmente nesta fase de adolecência , que se busca uma identidade e que se quer que tudo aconteça rápido. Devemos saber que as coisas de Deus nem vem antes e nem depois , mas vem tudo no momento certo. Devemos deixar todas as ansiedades nas mãos do Senhor , pois ele cuida. O diabo brama como leão querendo pegar alguem nestas anciedades. E levar uma mordida de um gato é uma coisa , mas de leão é outra completamente diferente , pois leva a perna toda. É nestas anciedades que o diabo gosta de aconcelhar como: “o que você vai fazer na igreja? ; tem um joguinho hoje e você não vai perder vai?; Você precisa aproveitar a vida. Tá amarrado!!!.
A maneira correta de se combater este virus maligno é:

II – BUSCAR EM PRIMEIRO LUGAR O REINO DE DEUS- Mt 6.33
A) Quando buscamos primeiro o reino sabemos quais as escalas de valores na nossa vida.
B) Percebemos que acima das coisas terrenas está a comunhão com Deus.
C) Quem dá a posição central da sua vida a Deus goza de cuidado eterno- Rm 8.32
D) Deus satisfaz todas as necessidades daqueles que arriscam tudo por ele.

I Jo 2: 15-16 – Não ameis o mundo…”

Não amar ao mundo significa não amar ao sistema do mundo , pois são contrarias a vontade de Deus. Alguem já disse que o animal é reconhecido pelo alimento que come. O mundo se alimenta do pecado , mas o crente se alimenta da Palavra de Deus.
O problema do povo de israel foi que se acostumaram com a comida do Egito e por isso não quiseram mais sair. Precisamos saber que estamos no Egito mais não somos do Egito. Nossa comida é diferente , nosso andar é diferente , nosso falar é diferente , ou seja , tudo é diferente. Será que o que queremos é da vontade de Deus? Será que este rapaz é da vontade de Deus? será que esta amizade é da vontade de Deus? Deus tem o melhor para nós , mais do que aquilo que merecemos.
A maneira correta de combatermos este virus e criar em nos um sistema de imunidade forte:

I I I – FAZER NOSSA OCUPAÇÃO COM ALEGRIA – At 20:24
A) Significa ganhar vidas para Cristo ou seja, pregar o Evangelho da Graça de Deus.
B) Fazend a vontade de Deus a todo instante – Jo 4.34
C) Concluindo a carreira para que o nome de deus seja Glorificado diante dos homens – Jo 17.4
D) Tendo uma sede constante de Deus na nossa vida a ponto da nossa alma bramar por isso , assim como o salmista Davi – Salmo 42.1.

CONCLUSÃO
Fazendo assim teremos o nosso corpo espiritual forte contra as investidas destes virus que são os maiores inimigos de todos os cristãos. Desejamos que este estudo tenha alcançado o objetivo proposto que é: CRIAR UM SISTEMA IMUNOLÓGICO CONTRA OS INIMIGOS QUE TENTAM NOS TIRAR DA NOSSA OCUPAÇÃO. Afim de fixar este estudo na nossa mente, lhes convido a conhecer a história de “Zé fraquinho”, que ilustra bem um jovem atingido por estes virus ( o diabo , o mundo, e a carne) e como ele tomou uma posição para não mais ser atingido , e desta forma cumprir com sua ocupação na obra do Senhor.

Que Deus nos Abençõe.

Compartilhe a BençãoEmail this to someone
email
Print this page
Print
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin

Comentários

comments

Contribua com sua opinião