A salvação de eternidade a eternidade

Neste sermão você ira aprender sobre a salvação de eternidade a eternidade

No princípio, criou Deus os céus e a terra. Gênesis 1:1.

Aqui está o começo da terceira dimensão e do tempo, criados por Deus, que se denomina Elohim. Este nome encontra-se no plural, conduzindo-nos ao conceito trinitário de Deus, que posteriormente se torna mais evidente, na revelação da Escritura Sagrada.

Todo o início de Gênesis nos levar a crer que Deus é uma coletividade, como se fosse uma família de três pessoas, mas um só Deus. Assim, a palavra Elohim trás no seu bojo o conceito do Deus trinitário ou tri-uno, Criador dos céus e da terra.

Quando Elohim determinou criar o homem, (adam), Ele o fez de modo coletivo. É o projeto de um ser coletivo, “humanidade”. Também disse Deus (Elohim): Façamos o homem (adam) à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Gênesis 1:26a.

Adam é um nome que incorpora a ideia de comunidade. No dia em que Deus (Elohim) criou o homem (adam), à semelhança de Deus (Elohim) o fez; homem (zakar) e mulher (neqebah) os criou, e os abençoou, e lhes chamou pelo nome de Adão (adam), no dia em que foram criados. Gênesis 5:1b-2.

Elohim criou todas as coisas e o ser humano foi a última parte da criação. Não há outra realidade criada depois do homem. Ele é o ápice da criação. Adão é coletivo, um ser gregário. O macho e a fêmea são o conjunto que forma a humanidade. O macho alfa foi feito do pó da terra e a fêmea alfa retirada da costela do macho. Ela já estava nele.

O ser humano foi feito pelo Senhor Deus. Então, formou o SENHOR Deus ao homem (adam) do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem (adam) passou a ser alma vivente. Gênesis 2:7. Aqui parece que a segunda pessoa da Trindade foi a responsável por fazer o homem (adam).

Senhor é Javé e Deus é ElohimJavé é o Eu Sou. Se a Bíblia se auto explica, e assim é, então Javé é Jesus, o Eu Sou na encarnação. Por isso, acreditamos que foi Javé Elohim, o Messias ou o Cristo, o autor do projeto humano.

O Senhor Deus não apenas criou a humanidade, mas tinha um relacionamento de comunhão com o casal. Eles eram livres e podiam fazer qualquer coisa, exceto, comer do fruto da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Esta era um balizador da liberdade pessoal. Não há liberdade da criatura sem a obediência ao Criador.

As árvores da Vida e do Conhecimento eram sinalizadores da experiência. Se o casal tivesse comido da Árvore da Vida, seria governado pela Vida eterna, entretanto se viesse a comer da Árvore do Conhecimento de tudo, perderia a fonte da Vida. Adão e Eva eram livres para comer da Árvore da Vida, mas havia restrição quanto a do Conhecimento do bem e do mal, ou seja, “o conhecimento de tudo”.

Quando Adão desobedeceu a ordem divina, o casal perdeu a visão espiritual e passou a ter a percepção confusa de si mesmo. Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si. Gênesis 3:7. O autoconhecimento gerou uma inadequação generalizada na raça.

A humanidade foi criada livre e capaz de obedecer a ordem de Deus, porém, a queda tornou-a escrava da desobediência e incapaz de voltar-se para Deus. Agostinho foi bem preciso: “Por ocasião da queda, os dons naturais do homem foram corrompidos pelo pecado, enquanto seus dons sobrenaturais perderam-se completamente.”

O ser humano caído encontra-se morto espiritualmente e sua vontade não tem vontade de buscar a Deus. Não há fome de Deus na alma despencada e Ele nunca será cardápio de defunto espiritual. Se alguém estiver buscando a Deus, saiba: não é você que está buscando, mas, sim, o próprio Deus. Veja como a Bíblia vê: não há quem entenda, não há quem busque a Deus. Romanos 3:11. Se Deus não nos buscar, nada feito.

Antes do pecado o Senhor Deus não colocou uma cerca elétrica para impedir o casal de se aproximar da Árvore do Conhecimento do bem e do mal, contudo, depois que o ser humano caiu, Ele colocou querubins com espada flamejante para obstar à via que leva à Árvore da Vida. Antes o ser humano era livre para pecar e não pecar, agora que ele é um escravo do pecado, só a graça o pode dar acesso à Árvore da Vida – Jesus Cristo.

Desde o Éden que percebemos uma fuga do ser humano em relação a Deus e a busca de Deus em relação a aqueles que creem. Como disse R. B. Kuiper: “Se ficasse por conta dos pecadores, totalmente depravados como são, a iniciativa de reagir com fé ao evangelho, por sua própria vontade, nenhum deles tomaria essa iniciativa.”

É no mínimo curioso. A Árvore proibida não tinha vedação antes do pecado; a Árvore da Vida, após o pecado, há obstáculos ao acesso. E, expulso o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida. Gênesis 3:24.

Ora, se Javé Elohim é o Criador do ser humano, Javé, o Eu Sou, é o Redentor dos que creem. O mesmo que o fez na criação, o redime na cruz.

O pecador, primeiro, precisa ser justificado no sacrifício do Cristo, para, depois ser vivificado com a vida que dá ingresso à Árvore da Vida e, toda essa obra tem origem em Cristo, desde a eternidade; toda ela é feita por Ele e destina-se a Ele.

É tão radical e profunda a depravação total da raça humana caída que, embora não haja nada que o ser humano mais careça do que o Evangelho da graça, não há nada que Ele menos queira. Isto significa que a conversão está fora do interesse humano. Só o milagre da graça pode levar o incrédulo à fé. Não há alternativa humana aqui.

O bebê não pode gerar-se a si mesmo, nem nascer por sua vontade, assim, a nova criatura, também, não pode se regenerar e nascer de novo, sem o poder de Deus.

O pecador precisa nascer de novo para poder participar do Reino de Deus. E para nascer de novo ou do alto, precisa ouvir o chamado de Deus. Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são (ou estão sendo) chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28.

Foi o Senhor quem chamou Adão. É o Senhor quem nos chama. Com disse A. S. Wood: “Só quando Deus nos procura é que podemos ser encontrados por Ele. Deus é quem busca, não quem é procurado.” Mas Deus não procura ou chama sem propósito.

Por outro lado, se alguém ama a Deus é porque foi antes amado por Deus. Na casa do Pai não há filhos escolhidos de última hora. Não há seleção por acaso, nem filhos imprevistos. Nós o amamos porque ele nos amou primeiro.1 João 4:19.

A obra de Deus, para o ser humano, é dEle: começa com Cristo, na eternidade, passa por Cristo, na cruz, e, termina em Cristo, no céu. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. Romanos 8:29.

Sendo oniscientes, Deus conhece os Seus filhos, em Seus planos; consagra-os por ser soberano; chama-os por ser onipresente e convence-os por ser onipotente. Não é possível haver novo nascimento sem vivificação espiritual, convencimento do pecado, por meio do Espírito Santo e a sua vocação celestial. Assim o Espírito escolhe, vivifica, chama e convence do pecado, a todos os que creem em Cristo Jesus, como seu Salvador.

Cristo veio a este mundo cheio de graça e verdade e o Espírito Santo é quem o convence do pecado. Mas, Ele faz algo a mais nos crentes, do que nos que permanecem na incredulidade. Ele convence os que vierem a crer e opera neles “tanto o querer como o realizar segundo a sua boa vontade”. Não sei como explicar a vocação celestial.

A nossa comissão é pregar o Evangelho a toda criatura. Todavia, não estamos autorizados a diluir a mensagem da salvação. A pregação é universal, mas, a salvação é particular. Devemos anunciar a todos, para que todo aquele que nEle crer, tenha a vida eterna. Nossa missão é anunciar a boa nova ao mundo todo. A obra do Espírito é vivificar, convencer do pecado e chamar aqueles que respondem ao convite irresistível da graça.

A salvação de Cristo é eterna, não só porque, não se pode perdê-la, como não se pode esgota-la. Como disse Erich Sauer – a salvação é eterna porque foi projetada na eternidade e é eterna, porque se concretiza na eternidade. Jesus disse das suas ovelhas: Eu lhes dou a vida eterna; nunca perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. João 10:28. Aleluia por essa eterna e tão grande Salvação. Amém.

Autor: Pr. Glênio Fonseca Paranagua

Visite o site www.ejesus.com.br

//flp

Compartilhe a BençãoEmail this to someone
email
Print this page
Print
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin

Comentários

comments

There is one comment

Contribua com sua opinião