Santificação pela graça

neste sermão vamos aprender sobre a santificação pela graça

Texto: 2 Ts 2.13

Não conseguimos por nós mesmos vencer o pecado, e sermos santos, pois somos um ser caído e necessitamos da graça de Deus em nossas vidas. Mas Deus anseia e deseja, que sejamos santificados,

1. Deus nos santifica pela graça

a) com fé em Jesus Cristo

Efésio 2:8 –onde diz que somos salvos pela graça, não por obras para que ninguém se glorie, mas pela fé em Cristo Jesus. A graça é sempre a base do nosso relacionamento. Um fruto da entrega total a Deus.

Se vivermos por nosso próprio esforço, lutarmos para conseguirmos uma vitória por si mesmo, o ser humano começa a vangloriar-se e entra em ação o orgulho, soberba, sofisma, altivez etc..

Aplicação- convite a se render aos pés da cruz, deixar o nosso fardo e fazer do Senhor Jesus o Senhor das nossas vidas

 

2. Deus anseia pela santificação para uma comunhão com Ele

a) Deus não faz comunhão com o pecado

temos que nos conscientizarmos que somos pecadores e Deus é santo, e que estamos destituídos da glória de Deus. Para vencermos a natureza pecaminosa precisamos estar dependentes de Deus, porque não vencemos o pecado que habita em nós por nós mesmo, Ele conhece as nossas limitações e fraquezas.

Jesus se fez homem para sentir e mostrar à nos  que passou por tudo isto e venceu, e se faz vencedor por nós

b) Deus anseia pela comunhão

Para um relacionamento íntimo, de Pai para filho, de um amigo. Será que a nossa vida tem relacionamento íntimo com Ele? Vamos tomar o exemplo de Marta e Maria cfe Lucas 10:38-42, onde Maria deixa todos os afazeres para estar aos pés de Cristo para honrá-lo, ouví-lo, agraciá-lo, receber de Deus o melhor, não importando no momento para aquilo que deveria fazer. Enquanto que a Marta preocupa-se com outras coisas e despreza aquilo que poderia receber naquele momento, preferiu estar com as atividades em dia e depois se sobrar tempo estar com Jesus. Não estou dizendo que devemos que largar tudo e ficar só confinado em uma igreja, mas priorizar todos os dias, um momento a sós com Ele, uma demonstração de dependência e amor.

Aplicação: qual o estilo de vida que escolhemos?

3. Deus anseia pela nossa santificação porque Ele é santo

a) Nos chama para sermos santos

Para sermos seguidores de Jesus, demonstrada com exemplos e amor. Ele se fez santo por nós, morreu por nós, ressuscitou dentre os mortos trazendo-nos vida e ainda mostra o caminho a seguir para se chegar à Deus santo e imaculado. Enfim, nos dá exemplos, paga o preço e ainda mostra o caminho que devemos andar para se chegar à Deus.

Aplicação: exemplo vida controlado pelo eu versus vida controlado por Cristo

  • Aplicação – na sociedade – presenciamos  um mundo conturbado, cheio de violências, corrupções, injustiças, individualismo. Totalmente descrentes do amor e justiça, Jesus nos chama para sermos luz e sal, termos um bom exemplo para testemunhar da sua graça e amor para com a sua criação. Com a ajuda de Cristo e com o seu amor e misericórdia, podemos seguir seus passos.

Conclusão – Jesus venceu por nós, para sermos a imagem e semelhança Dele, vencedores em Cristo, não por nós mesmos mas atribuindo à Jesus Cristo de Nazaré toda a honra e glória, sermos verdadeiros adoradores, dependentes do seu amor e misericórdia. A santificação uma característica a ser desenvolvida em nós, como filho de Deus.

Autora: Leticia S. K. Saito

Visite o site www.ejesus.com.br

//flp

Comentários

comments

Contribua com sua opinião