Sejam sempre gratos

Nesse sermão, vamos aprender a ser sempre gratos pelo que o Senhor tem feito.

Texto: Lucas 17.11-16

O texto bíblico de Lucas 17.11-16 relata sobre o encontro de Jesus e dez leprosos. Eles clamaram por misericórdia e todos foram curados. Porém, apenas um voltou para agradecer pela cura. Eu pergunto para você:

 

Você tem um coração agradecido?

Você tem o hábito de agradecer a Deus?

Você costuma agradecer as pessoas quando recebe algum favor?

 

A INGRATIDÃO – UM MAL EM NOSSO TEMPO

 

Nós vivemos em um mundo onde pessoas são tomadas pelo espírito da ingratidão na família, sociedade, governos, empresas, relacionamentos, etc. A ingratidão é o esquecimento total de quem somos aos olhos de Deus e das pessoas!

 

Para o filósofo alemão Johann Goethe a ingratidão é uma forma de fraqueza. Jamais conheci homem de valor que fosse ingrato. Deus não se agrada de pessoas ingratas, Ef 5.4 – Não usem palavras indecentes, nem digam coisas tolas ou sujas, pois isso não convém a vocês. Pelo contrário, digam palavras de gratidão a Deus.

Duas passagens bíblicas que retratam o nosso tempo:

Rm 1.21 – Eles sabem quem Deus é, mas não lhe dão a glória que ele merece e não lhe são agradecidos. Pelo contrário, os seus pensamentos se tornaram tolos, e a sua mente vazia está coberta de escuridão.

II Tm 3.2 – Pois muitos serão egoístas, avarentos, orgulhosos, vaidosos, xingadores, ingratos, desobedientes aos seus pais e não terão respeito pela religião.

A GRATIDÃO É UMA ARMA PODEROSA!

Agradecido

Seja sempre agradecido!

A pessoa grata compreende que a sua vida é mais do que bons momentos. O apóstolo Paulo era uma pessoa agradecida não somente por sua vida, mas também pela vida dos outros irmãos, I Co 1.4 – Eu sempre agradeço ao meu Deus por causa da graça que ele tem dado a vocês por meio de Cristo Jesus.

Você é grato pelas vezes que o Senhor te livrou? Jonas, depois da experiência que sofreu ao ser engolido e vomitado pelo grande peixe declarou, Jn 2.9 – Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei. Do SENHOR vem a salvação. (RC)

A nossa gratidão a Deus se estende a todos os momentos. I Ts 5.18 – e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês por estarem unidos com Cristo Jesus.

A pessoa grata reconhece acima de tudo o que Deus tem feito em sua vida. Ao refletir acerca dos benefícios divinos alcançados o salmista declarou (Sl 116.12) – Que posso eu oferecer a Deus, o SENHOR, por tudo de bom que ele me tem dado?

A pessoa grata reconhece o favor que recebe de outros, até de estranhos. Rute é um exemplo de pessoa agradecida. Primeiro ela seguiu a sua ex-sogra Noemi quando poderia tê-la abandonado. Segundo, ela reconheceu o favor de Boaz ao deixa-la colher espigas no seu campo sob sua proteção. A sua gratidão a tornou esposa de Boaz, bisavô do rei Davi, Rt 2.13: Rute disse a Boaz: – O senhor está sendo muito bom para mim. O senhor me dá ânimo, falando comigo com tanta bondade, pois eu mereço menos do que uma das suas empregadas.

Uma pessoa grata não tem vergonha em reconhecer as bênçãos de Deus em meio a multidão. Salmos 35.18 – Então eu te agradecerei em público; eu te louvarei no meio da multidão.

Uma pessoa grata reconhece que ofertar é um ato de gratidão ao Senhor. O rei Ezequias restabeleceu o culto ao Senhor, purificou os altares, exigiu excelência dos levitas que serviam no Templo e ordenou que o povo ofertasse em gratidão ao Senhor. As suas ofertas trouxeram alegria pelo que Deus fez:

II Cr 29.31,35,36 – Então Ezequias disse ao povo: – Vocês se dedicaram ao serviço de Deus, o SENHOR; portanto, venham ao Templo e ofereçam sacrifícios como ofertas de gratidão a Deus. O povo fez o que o rei mandou; e alguns, por vontade própria, apresentaram sacrifícios para serem completamente queimados. 35 Além dos muitos animais que foram completamente queimados, houve também a oferta da gordura dos animais oferecidos como sacrifícios de paz. E houve as ofertas de vinho que acompanhavam os sacrifícios que eram completamente queimados. Assim começou de novo o culto no Templo. 36 Ezequias e todo o povo ficaram alegres com o que Deus havia feito por eles; pois tudo isso aconteceu muito depressa.

 DEUS REQUER GRATIDÃO ENTRE O SEU POVO

A gratidão é uma das sete características que pertencem a Deus, Ap 7.12 – dizendo: – Amém! Ao nosso Deus pertencem para todo o sempre o louvor, a glória, a sabedoria, a gratidão, a honra, o poder e a força! Amém!

Devemos ser agradecidos a Deus pela maneira especial que nos fez. Deus nos fez seres únicos e semelhantes à Ele. Gn 1.26,27 – Aí ele disse: – Agora vamos fazer os seres humanos, que serão como nós, que se parecerão conosco. Eles terão poder sobre os peixes, sobre as aves, sobre os animais domésticos e selvagens e sobre os animais que se arrastam pelo chão. 27 Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher.

Devemos ser agradecidos porque Deus nos amou de um modo humanamente incompreensível. Não importa quem você foi no passado, seu parentesco, sua condição moral, social e espiritual – Deus te ama do mesmo modo. Jo 3.16 – Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.

Devemos ser agradecidos por fazer parte de sua família aqui na terra. A igreja é a representação da família celestial:

Mt 16.18 – Portanto, eu lhe digo: você é Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e nem a morte poderá vencê-la.

Ef 2.19 – Portanto, vocês, os não-judeus, não são mais estrangeiros nem visitantes. Agora vocês são cidadãos que pertencem ao povo de Deus e são membros da família dele.

Devemos ser agradecidos, porque em Cristo somos mais que vencedores. A nossa batalha está ganha se confiarmos em Jesus. Jo 16.33 – Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo.

 

O nosso culto deve ser uma reunião de gratidão. Infelizmente, em muitas reuniões de culto não se ouve louvores ou palavras de gratidão ao Senhor. As pessoas só querem receber como os dez leprosos, poucos lembram de agradecer. O salmista convida a todos que vão ao templo do Senhor para que sejam agradecidos, Sl 100.4 – Entrem pelos portões do Templo com ações de graças, entrem nos seus pátios com louvor. Louvem a Deus e sejam agradecidos a ele.

 

A GRATIDÃO ATRAI AS BENÇÃOS DE DEUS SOBRE O SEU POVO

 

O Senhor ordenou que o povo de Israel fosse agradecido. A ingratidão traria consequências graves sobre todo o povo, Dt 28.47,48: O SENHOR lhes dará tudo o que é bom; mas, se vocês não o servirem com alegria e gratidão, 48 serão escravos dos inimigos que o SENHOR mandará contra vocês. Vocês os servirão com fome e com sede, sem roupa e precisando de tudo. Deus tratará vocês com crueldade até os destruir.

 

A gratidão agrada a Deus, traz suas bênçãos sobre a Nação e a glória no Templo do Senhor, Jr 33.10,11 – O SENHOR Deus disse: – Andam dizendo que este lugar é como um deserto, sem gente e sem animais. É verdade que as cidades de Judá e as ruas de Jerusalém estão vazias, sem gente e sem animais. Porém nesses lugares vocês ouvirão de novo 11 gritos de alegria e de felicidade e o barulho alegre das festas de casamento. Vocês vão ouvir pessoas cantando e trazendo ofertas de gratidão ao meu Templo. Elas cantarão assim: “Deem graças ao SENHOR Todo-Poderoso porque ele é bom, e o seu amor dura para sempre.” Eu farei com que nesta terra haja tanta prosperidade como antes. Eu, o SENHOR, estou falando.

Autor: Pastor Agnaldo Almeida

Acesse: http://www.ejesus.com.br

 

Comentários

comments

Contribua com sua opinião