Simão Mágico

Mateus 7.20

“Assim pois, pelos seus frutos os conhecereis.” [Mateus 7:20]
No capítulo 8 do livro dos Atos, temos um relato muito interessante do homem normalmente chamado de “Simão Mago”. Ele nos é apresentado por Lucas, o “médico amado”, o autor humano do livro Atos dos Apóstolos. A partir do verso 8-9, lemos o seguinte:

Lucas informa que Simão exercera anteriormente a “arte mágica” ou bruxaria… Não é coisa de agora… Essa prática era comum ao povo sem Deus… José no Egito – MAGOS;Gn 41.24; Moisés no Egito enfrentou os MAGOS Ex 7: Daniel e os MAGOS Dn1; Nascimento de Jesus vieram os MAGOS do oriente; Atos fala de Simão Cap 8; de Barjesus ou Elimas Cap 13; Os magos eram uma seita secreta de “homens sábios” que trabalhavam, uns a serviço dos Reis e Faraós antigos, outros de maneira autônoma… Eles eram conhecidos como seguidores de uma seita chamada Zoroastrismo, e praticavam a astrologia, a adivinhação e outras práticas ocultistas numerosas demais para mencionar, e eram, portanto, homens ocultistas. Esses magos criam que existiam diversos níveis desse conhecimento – levando até aos “mestres elevados”. Muitas das religiões do mundo consideram Jesus Cristo como um mestre elevado no mesmo plano que Maomé, Buda, Confúcio, Visnu, etc., mas apesar disso apenas um homem, e não o próprio Deus em forma de homem.
Simão, na verdade se mostrava ao povo de Samaria como se fosse uma deidade! O povo de Samaria o considerava como um semi-deus. Achamos essa alusão nos versos 9 e 10 (PODER DE DEUS, GRANDE PODER). Assim, o ponto que quero deixar claro é que Simão conhecia melhor o plano e o programa do Diabo que o homem comum nas ruas.
Isso nos ajuda a compreender sua profunda admiração quando Filipe veio à cidade e começou a operar milagres por meio do poder do poder do Espírito Santo, que fazia a magia de Simão parecer amadorismo; julgando por suas ações subseqüêntes, parece que ele concluiu que Filipe era um adepto mais avançado do que ele – talvez até um mestre elevado! Observe que o verso 13 diz “o próprio Simão abraçou a fé” – isto é, ele aderiu, acreditou e confiou no ensino de Filipe…” A tradução aqui sugere que Simão obviamente creu no ensino de Filipe, mas não na salvação em Jesus Cristo. Observe que após ser batizado, ele “ficou de contínuo com Filipe; e, vendo os sinais e as grandes maravilhas que se faziam, estava atônito, extasiado.”
Agora, se terminássemos a história neste ponto, sem dúvida muitos diriam que, como Simão creu e foi batizado, ele tornou-se um cristão (e, a despeito da evidência em contrário, alguns ainda acreditam nisso). No entanto, essa inferência está baseada em uma evidência incompleta – e extremamente duvidosa, em vista dos eventos posteriores. Na verdade, se olharmos para os relatos do ministério terreal do Senhor, encontramos diversas ocasiões em que ele curou as pessoas, restaurou a visão aos cegos, ressuscitou os mortos, e realizou muitos outros milagres. No entanto, se lermos atentamente os relatos, em muitos desses casos, não há nenhuma menção que a salvação individual foi obtida; SIMÃO, O PROTÓTIPO DO FALSO CRENTE – FALSO CONVERTIDO 14-24

1) o Falso Convertido tem uma intenção errada Vs18 –
Quando Simão observou os apóstolos impondo as mãos sobre os crentes para que recebessem o Espírito Santo, suas verdadeiras intenções vieram à tona imediatamente. Shazam! Aquilo era magia poderosa e ele também precisava tê-la; custasse o preço que custasse! Assim, ele fez um grande erro e tentou oferecer dinheiro em troca do “segredo” daquela capacidade sobrenatural. E, como sempre acontecia, Pedro foi o primeiro a falar. E, ele disse exatamente aquilo que Simão precisava ouvir! Sem hesitação, ele disse a Simão que poderia pegar seu dinheiro e ir para o inferno! A maioria dos pastores receia em adotar nessa interpretação, mas basicamente foi isso que Pedro lhe disse. Assim, por que Pedro faz essa repreensão tão condenatória – que nos deixa literalmente admirados. Evidentemente, o Espírito Santo o motivou a proferir aquela repreensão, pois Simão Mago não era um cristão genuíno e suas ações provavam isso. Observe atentamente o que se faz hoje no seio evangélico…
Hoje não são as pessoas que oferecem dinheiro, são os pregadores que pedem… São os falsos mestres, pastores, obreiros, etc… Deus já colocou o dízimo e ofertas alçadas para o sustento das Igrejas; mas, o homem sempre quer mais… Se Pedro adentrasse em uma dessas igrejas, o que diria??? SE ALGUNS DESSES PASTORES estivessem lá, o que fariam??? Não Pedro, vende a bênção… Como hoje: se vc dá 100, Deus te dá 1000, se vc dá 50, Deus te dá 500, se vc dá 1 real, vai criar vergonha; Deus não quer miséria… LHE PERGUNTO IRMÃO, QUAL A SUA INTENÇÃO COM DEUS??? Menina em uma de nossas congregações… Não posso crer em Deus, eu peço, Deus não dá.. O que vc pede irmã??? Peço para ser mais bem de vida… Odeio essa vida!!! QUAL A SUA INTENÇÃO MEU IRMÃO???

2) o falso convertido só se sente bem com sinais e maravilhas 13 e 19
Simão não estava entendendo nada – pra ele, o que valia era a adrenalina, emoção de momento… Ele queria estar em evidência…
Em Mateus 7:15-23, o Senhor faz alguns comentários contundentes sobre os falsos profetas e dá instruções sobre como podemos detectar esses impostores, mas essas instruções também se aplicam àqueles que não são cristãos genuínos. Começando no verso15, lemos:
“Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.”
Aqui o Senhor nos diz como detectar os falsos profetas, ou também qualquer profissão de fé que não seja genuína. Muitos são como Simão na sua profissão de fé… Falsa profissão… Chega na frente sem saber porquê: ou foi o pai que incentivou, ou todos da idade estão aqui… Uma coisa é certa: não entende dos planos de Deus para sua vida – participa indignamente da ceia – tantos fracos e não poucos que dormem… É sério, meus irmãos… Simão diz que creu!!! Em quem? No que? Um filho de Deus, realmente nascido de novo tem o Espírito Santo residindo dentro dele e é impossível de esconder! quais são o “fruto do Espírito” mencionado em Gálatas 5:22. A macieira produz maçãs e o Espírito Santo produz “fruto” na vida dos seus filhos.
A conclusão óbvia que precisamos tirar daqui é que “se não há fruto – é porque não há raiz!” Se observarmos as vidas daqueles que dizem serem líderes cristãos, ou simples cristãos ouvintes “que sentam nos bancos” e não pudermos discernir a presença do Espírito Santo, precisamos ter muita cautela com eles. Certamente, podemos estar enganados na nossa avaliação espiritual dos outros, de modo que não devemos nos colocar na posição de juizes das outras pessoas, mas ao mesmo tempo a Palavra de Deus nos ensina a discernir essas questões. Em outras palavras, não pense que uma pessoa é cristã, com base unicamente na profissão de fé que fazem. VOCÊ ENTENDE O PLANO DE DEUS, AMOR DE DEUS, …???

3) O FALSO CONVERTIDO TAMBÉM SÓ DÁ PARA RECEBER… 18…
QUANDO FAZEMOS um negócio – mundo capitalista – sempre gostamos de lucrar… Você nunca ouviu um pastor neopentecostal pregar assim.. Dá 100 vc vai receber 10… Gostamos de lucrar.. Se enxergarmos Deus como um negociante, nunca teremos comunhão verdadeira com Ele – SEREMOS FALSOS CONVERTIDOS…
Deus já te deu seu filho Jesus… Restaurou a vida… Esperança para o futuro… Que mais cobramos de Deus??? Existem lugares onde as bênçãos são negociadas… Não pense irmão, que, só porque a pessoa diz, em nome de Jesus, está certa então… Muitos virão em meu nome farão sinais e maravilhas… Não creiais…
Deus nos deu um cérebro e espera que façamos bom uso dele! 1 João 4:1-3 diz o seguinte:
“AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo.”
O Diabo sabe o que está fazendo e é um especialista em usar a natureza humana contra nós mesmos. Sua principal arma é a enganação (NÃO QUER QUE VC CONHEÇA A VERDADEIRA EXÊNCIA DE DEUS – Muitos cristãos enganados…) Nossa responsabilidade como cristãos é estar alerta contra aqueles que são lobos disfarçados de ovelhas, e alertar os outros crentes.

4) O falso crente não quer adaptar a sua vida ao evangelho, quer que o evangelho se adapte a sua vida… 20-24

Simão não queria pagar o preço do seguimento – queria pagar o preço para fazer sua própria forma de seguimento… Não é assim… SE DEUS ME AMA, ELE ME ACEITA DO JEITO QUE SOU… Erro… Deus me ama – fez tudo… Se a partir disso, eu o amo, farei sua vontade… Porque as Igrejas que pedem dinheiro crescem mais do que aquelas que pedem vida com Deus… Por que é mais fácil pagar do que comprometer-se…

A maioria das crianças gosta de doces! Se eu lhes oferecer a opção de escolher o que querem em uma refeição, a sobremesa provavelmente será a primeira prioridade. Essa pequena característica da natureza humana nos faz rir, mas é um fato soberbo compreender que nunca superamos esse desejo pelo prazer. Se puder escolher, a vasta maioria de nós sempre optará por aquilo que dê satisfação, em vez de escolher o trabalho e as dificuldades.

Uma certa pessoa da Igreja – sabe quem – teve a oportunidade de lucrar indevidamente em seu trabalho… Estava tudo camuflado, ninguém poderia descobrir… As pessoas inclusive apoiavam nesse aparente bom negócio… MAS, E DEUS? Deus exige a coisa certa – o que fez então esta pessoa? Seguiu os conselhos do homem ou de Deus? Perdeu uma boa quantia de dinheiro, mas seguiu os conselhos de Deus… Faltou na terra, sobrou nos céus: isso é desprendimento, fé, alegria de fazer o certo…
É COMPROMETER-SE COM O REINO MESMO… Nem o dinheiro compra isso…
Os “Simões” deste mundo não se importam com isso… Estão cheios de negócios sujos e fazem tudo pelo dinheiro e aparente status e poder diante da sociedade…
Como vc tem sido meu irmão??? Pelos frutos os conhecereis – diz Jesus… Por que fruto vc é conhecido??? Qual o fruto da sua vida??? Gl
São os frutos do espírito… Ef 5.3 “Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça, nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos… 5 sabei que nenhum avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus… 11 Não sejais cúmplices das obras infrutíferas das treva, antes porém, reprovai-as… 14 Desperta tu que dormes, levanta-te de entre os mortos e Cristo te iluminará…
Existem muitas outras características de um falso convertido… Mas a característica do verdadeiro convertido é essa – ELE AMA A DEUS SOBRE TUDO E procura amar o próximo como a si mesmo… vs 25… Os discípulos…
Que Deus o ajude e abençoe…

Pr. Arnildo Klumb – www.bit-on.com.br/ipbbf

Compartilhe a BençãoEmail this to someone
email
Print this page
Print
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin

Comentários

comments

Contribua com sua opinião