Um desafio do além

PROPÓSITO: “ Mostrar que Deus nos desafia a que experimentemos o seu amor e bondade a fim de que possamos crer que ele quer o nosso bem”.

INTRODUÇÃO
1. Uma das preocupações do mundo moderno é se a pessoa tem ou não capacidade para viver bem a vida ou desempenhar certas funções.
2. Outra preocupação está voltada para os problemas que constantemente afligem o homem e a mulher da sociedade moderna. A quem recorrer e quem tem capacidade de auxiliar nas horas difíceis?
3. No topo destas coisas está ainda no coração um sentimento de orgulho, de auto-suficiência que a pessoa mesma sabe que é irreal, mas tem receio de reconhecer. A sociedade não gosta dos fracos.
4. Não tendo então como solucionar muitos dos problemas e não podendo reconhecer que necessita de ajuda, a pessoa entra em uma tremenda angústia que leva a depressões profundas.

TRANSIÇÃO – “ Eu gostaria de mostrar a vocês que nesta altura da situação, somente um desafio vindo do além poderá trazer esperança a você. Tenha coragem e ouse examinar o que Deus pode fazer por você. Eu gostaria de apresentar a você três desafios nesta noite.”

A. TENHA A MENTE E OS OLHOS ABERTOS PARA VER DEUS
1. Não são poucas as pessoas que já têm um julgamento de valor já estabelecido a respeito de Deus e continuam a perpetuar idéias errôneas e fantasiosas a respeito da igreja, do cristianismo.
– Se Deus é bom, por que tem tanta injustiça no mundo?
– O crente é uma pessoa retrógrada, fanática
– A igreja está atrás do meu dinheiro
– As igrejas enganam os pobres com falsas esperanças

2. O interessante é que estas pessoas que se julgam as mais mentes abertas são na verdade as que possuem as mentes mais fechadas. Elas têm medo de fazer uma avaliação franca a respeito de Deus.

3. O que Deus está pedindo é que você abra um pouco a sua mente para fazer um teste. Um exame sem pré-conceitos estabelecidos.

4. Este teste é simples e consiste em examinar o que Deus é e o que ele pode fazer por você.

5. Em que áreas você poderá examinar Deus?
– Examine a justiça de Deus e você verá que Deus aplica a sua justiça a todas as pessoas que oprimem o povo, aos que roubam, aos que não respeitam a vida do ser humano. “A justiça de Deus tarda mas não falha” é uma frase falsa. A justiça de Deus nunca tarda e nunca falha.
– Examine a santidade de Deus e você verá que o padrão de conduta que ele coloca para todos nós, se cumpridos e observados, teríamos uma sociedade mais justa e equilibrada.
– Examine a fidelidade de Deus e você verá que nenhuma das suas promessas deixaram de ser cumpridas. Tudo o que ele prometeu ele cumpriu, mesmo quando foi difícil para ele. Ex. A morte de Jesus Cristo.
– Examine a verdade de Deus e você verá que Deus não mente, pois a mentira é uma das obras do Diabo.

6. Tendo feito um exame imparcial você verá que muitas das suas idéias errôneas sobre Deus, e muitas das culpas que você atribui a ele, você encontrará no ser humano a razão para elas. É o ser humano que não quer andar segundo os padrões estabelecidos por Deus.
– se você mente, deixe de mentir.
– se você rouba, deixe de roubar.
– se você é desonesto nos negócios, seja honesto.

7. Você percebe então que Deus não é o culpado pelos males causados pela ganância e avareza do coração humano. Examine e você verá a bondade de Deus. Este é o desafio ao seu coração.

B. TENHA HUMILDADE PARA VER O QUE DEUS FAZ
1. Deus acolhe a todas as pessoas que precisam de abrigo.
– Pessoas que estão deprimidas, pessoas que estão com os nervos à flor da pele, pessoas que estão desorientadas, pessoas que estão com o coração cheio de culpa;
– Pessoas que não agüentam mais manter as aparências de que tudo está indo bem, pessoas que estão saindo pelas tabelas, pessoas que estão ficando ricas com a miséria alheia.

2. Deus livra estas pessoas dos seus males interiores e existenciais
– Livra de todos os temores. Os medos que afligem o coração. O medo que paralisa.
– Livra de sofrer vexame. Receberá a iluminação do Senhor.
– Livra das tribulações. Problemas e adversidades.
– Livra dos perigos. Deus se faz presente no nosso dia a dia.

3. Deus aprecia o coração humilde que reconhece em oração e fé que a presença dele é fonte de uma vida equilibrada e segura.

C. TENHA CORAGEM PARA SER FELIZ AO LADO DE DEUS
1. Depois deste julgamento ou exame você poderá ter duas atitudes: continuar a gerenciar a sua própria vida, pois ninguém melhor do que você sabe o que fazer com ela; ou você se entrega nas mãos do Criador e encontra descanso para a sua alma turbulenta.

2. Em Deus você pode confiar e encontrar o refúgio de todas as coisas que lhe trazem sobressaltos.
“Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mt 11:29).

3. Esta não é uma felicidade alienante onde você é transportado para um mar de rosas e agora tudo é maravilhas na sua vida. Percebe que a palavra refúgio está sendo usada aqui. As tribulações até continuam, mas agora você tem Deus ao seu lado para ampará-lo(a).

4. Você passa a ter um respeito profundo por Deus, uma reverência sincera e amorosa e experimenta então o que é ser suprido pelo Senhor em tudo.

D. CONCLUSÃO
1. Nestes dias confusos e incertos, a única esperanças para a sua vida é Deus.
2. João 15:5, Jesus Disse: “Porque sem mim, nada podeis fazer”. Todas as suas tentativas de correção da vida que não incluem Deus, são ou serão frustradas. Ninguém entende você melhor do que Deus, o seu Criador.
3. Deus é a única esperança para a sua vida hoje. Não tenha medo de ser feliz e experimentar a bondade do Senhor.

Comentários

comments

Contribua com sua opinião