Um homem chamado Ananias.

Enquanto refletia sobre o assunto a ser ministrado o Senhor colocou no meu coração o texto de Atos 9:10-19 para desenvolvermos nossa reflexão. Portanto convido a todos para abrirem suas bíblias para juntos fazermos a leitura.
Vivemos num período da história em que os resultados são mais importantes do que as pessoas, e quem elas são. Estamos sempre buscando resultados, precisamos produzir cada vez mais e melhor, e o que fazíamos bem ontem, precisa ter um melhor desempenho amanhã.
Aparentemente não estamos satisfeitos com o desempenho das outras pessoas, e conseqüentemente com nosso próprio, por esse motivo, buscamos cada vez mais o aperfeiçoamento pessoal muitas vezes de forma desenfreada e o desempenho de novas funções, assumindo uma carga que muitas vezes não foi designada para nós.
Por muitas vezes desejamos ser como fulano ou sicrano, ele é o melhor na empresa,capaz de desenvolver bem seu trabalho, é muito importante faz grandes coisa e as pessoas o respeitam por isso, ao contrario existem pessoas que quase não aparecem no cenário, é assim com o contra regra, com a irmã que deixa o templo limpo, que prepara os boletins da igreja arruma os bancos, retira o lixo etc.
Sem dúvida somos conhecedores da vida do aposto Paulo a sua importância para o cristianismo e a relevância dos seus ensinos até hoje. Algumas vezes tenho percebido a admiração com que falamos da relevância de Paulo para a igreja de Cristo, de como foi usado pelo Senhor para doutrinar o seu povo e direcionar as questões teológicas de forma a anunciar a Graça em Cristo, confrontando de forma enfática a lei ou melhor o legalismo.
E quando lemos esta passagem somos por vezes tentados a observar somente um personagem, mas existem pelo menos três personagens centrais, o Senhor (Jesus), Saulo de Tarso, e Ananias.
E nessa noite eu desejo focar nosso estudo na pessoa de Ananias:
Ananias significa: Yawh Tratou Graciosamente;
Existe referência a três pessoas com o nome de Ananias no livro de Atos dos apóstolos, cada qual é um indivíduo diferente (atos. 5.1, 9.10,23.2, 24.1).
A resposta de Ananias ao chamado do Senhor.
Eis-me aqui Senhor: Assume uma postura de ser não só ouvinte do Senhor, mas assim como Isaías e Samuel um proclamador da sua vontade, o Senhor conhece o coração de Ananias e determina o que seja feito.

1. Ananias era um homem que permanecia em comunhão com o seu Senhor, era capaz de reconhecer sua voz:

Quando o Senhor chama a Ananias ele responde sem exitar, e reconhece a voz do seu Senhor, isso só é possível para alguém que possui intimidade com o interlocutor. Por exemplo: no fim de semana que passamos na chácara, se em determinado momento alguém chama a esposa, ou se a esposa chama o marido tratando pelo nome, logo identificamos, mas se for alguém que não é tão próximo não será identificado imediatamente, precisaremos nos virar e olhar.
Assim é quem está em comunhão com o Pai. E essa comunhão só é possível se estivermos buscando na palavra e em oração, não funciona por OSMOSE, que você coloca a bíblia sobre a mesa e fica olhando, tocando, precisa abrir e ler muitas vezes exaustivamente; não basta lembrar do Pai durante o dia, precisa estar sintonizado com ele, falar com ele e ouví-lo.

2. Ananias era uma pessoa inteirada dos acontecimentos, era um cara antenado:

Quando o Senhor ordena a Ananias este leva um susto: vamos fazer um exercício, vamos nos colocar no lugar de Ananias e da Igreja em Damasco: estamos reunidos quando chega a notícia de Jerusalém, Paulo de Tarso está vindo para Damasco.
Precisamos estar ligados com o mundo a nossa volta, o Senhor precisa de pessoas antenadas, de pessoas que são capazes de perceber o fato e a sua ex tenção sem que precise ficar explicando os pormenores. Pessoas que vejam as necessidades da igreja e e se mobilizem, pessoas que vejam a necessidade dos amigos de trabalho e tomem atitudes, pessoas que estejam dispostas a executar, aquilo que o Senhor ordenar.

3. Ananias era obediente a vontade de seu Senhor:

A obediência de Ananias ao Senhor não era uma obediência burra ou cega, sem razão. Este tipo de obediência não é a obediência desejada pelo Senhor. O que o Senhor deseja de nós é uma obediência capaz de compreender toda a profundidade da ação de Deus sofre o fato. Ananias compreende que o Senhor há de usar Saulo para sua obra de proclamação do evangelho.
Esta obediência de Ananias é pautada na fé racional no momento que no desenvolvimento do diálogo com o Senhor é compreendido o que o Senhor Jesus pretende com Saulo.
Mas é também uma obediência pautada na fé, na confiança, que aquele que lhe ordenara era poderoso para executar em Saulo a sua vontade e convence-lo. Ananias em obediência ao “Eis-me aqui, Senhor”, se dispõe a cumprir a vontade do Senhor, e desse a casa de Judas, tomando a mão o seu ministério com fé anuncia de onde vem a ordenança para executar e cumpre em obediência ao Senhor Jesus.

Conclusão:

Por vezes desejamos fazer somente o que é grande de vulto, o que traz estatus, o que nos torna visível. Aquilo que achamos que devemos ser, e algumas vezes não nos preocupamos com o que Deus quer que sejamos.
Mas se nós fizermos um estudo, uma pesquisa, iremos observar que a história do povo de Deus, tanto no A.T como no N.T., foi construída por mulheres e homens comuns, que desempenhavam funções comuns no dia a dia das comunidades.
Talvez nós consigamos aprender algumas coisas com esse homem, que salvo engano é citado uma única vez nesse fato único, no livro de atos. E sugiro estas:
Que possamos permanecer em comunhão com o nosso Senhor Jesus, de tal forma a ser tão sensível quanto Ananias ao ouvir sua voz, reconhece-lo, e dar a Ele a mesma resposta, “Eis-me aqui, Senhor”, e que sejamos fiéis a ordenança do Senhor em ir e executar, Ananias ouviu os planos do Senhor Jesus para a vida de Saulo (Paulo), mas ele Ananias tinha a sua missão e a desempenhou de forma exemplar, e que Paulo faça aquilo para que foi chamado.
Que possamos permanecer sensíveis aos fatos e fatores externos do nosso pequeno mundo, antenados nas necessidades da Igreja, da sociedade e com um coração disposto a agir para transformar.
Que nós tenhamos a mesma liberdade que Ananias teve, sem hipocrisia, sem falsidade, não nos é obrigado compreender tudo de imediato, questione, argumente com Deus, reconsidere, volte atrás, ore e leia a respeito, busque apreender com os exemplos bíblicos, com os irmão e irmãs que já viveram esta situação e cresceram com ela,não vá se aconselhar com quem vai simplesmente te apoiar, vá aconselhar-se com quem pode acrescentar, mesmo que não lhe seja agradável.
E por fim que nossa vontade seja submissa a vontade do nosso Senhor.

Comentários

comments

Contribua com sua opinião