Vasos cheios do Espírito

INTRODUÇÃO:

1- Vivemos dias de complexidade. O mundo vive uma completa desesperança.
2- O profeta Eliseu neste texto está convivendo com dias de fome. Havia fome e seca sobre o meio do povo. ( explicar o texto)
3- Quando comecei a ler este texto, percebi certas verdades espirituais que serviram para minha vida espiritual e gostaria de compartilhar com os irmãos. Pois, também tem implicações praticas para nossa vida com o evangelismo.
4- Vc pode estar perguntando: O que este texto tem haver com com minha vida; com o evangelismo e com a igreja?
ELUCIDAÇÃO:
1- Este texto sendo estudado com cuidado, creio que esta viúva pode ser tipificada com a igreja.
2- Jesus certa vez foi interpelado pelos fariseus por que os discípulos de Jesus ñ jejuavam e Jesus respondeu: ” Como podem os convidados do noivo jejuar enquanto está com eles? Não podem enquanto está com eles” ( Mc 2.19)
3- Jesus faz uma alusão esse periodo em que a igreja não teria a presença corpórea do noivo. Então podemos claramente dizer que a igreja é como aquela viúva que espera as be aventuranças do noivo enquanto peregrina aqui na terra. É por isso, que a Bíblia tem um carinho tão especial pelas viúvas. ( Tiago 1.27). Deus se diz o pai dos órfãos e o marido da viúva.
4- A viúva deste texto vivia num período de grande fome. O povo estava aflito por causa da carência. A igreja nestes últimos dias tem atravessado o período do qual Amós falou: ” Estão chegando dias, declara o Senhor, o soberano, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de alimento, mas, da Palavra do Senhor…” ( Amós 8.11-12). Os homens correriam de um lado para o outro, buscando onde sanar a sua alma!!
5- O mundo sente fome de moral, virtude, paz!!
6- A igreja sente necessidade de ser alimentada. Devemos perceber q não podemos viver com a mesma fome que o mundo,e, precisamos bater na porta de Deus.
7- Em relação a igreja, vejo, Eliseu como que representando a figura de Deus Pai. Precisamos clamar na presença de Deus por alimento. Precisamos entrar em Sua presença como a viúva entrou na presença de Eliseu lembrando da promessa do Senhor: ” Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi um justo desamparado e nem sua descendência mendigar o pão!! (Sl 37) . Mas, existe algumas verdades nisso tudo!! São elas:
I – QUAL É A SUA FOME???
1- É de santidade? é de tranqüilidade? é de paz? Peça a Deus, pois estes direitos estão assegurados em Cristo Jesus!!! ( Fl 4.6)
2- MUITAS VEZES TEMOS VIVIDO COM FOME COMO O MUNDO! !Mesmo assentados na mesa do banquete com o Senhor, temos vivido com fome, porque esquecemos das promessas que ele nos fez e que o Noivo fiel deixou como herança!!

I I – O QUE TEMOS EM CASA??
1 – Quando Eliseu ouviu a queixa daquela mulher, ele perguntou: ” O que tens em casa?”. A mulher respondeu que tinha apenas um vaso com óleo.
2 – Nós também temos um vaso: o meu e o seu coração, que podemos abrir ao Senhor clamando: ” Unges a minha cabeça com óleo e o meu calisse transborda” ( Salmo 23.5)
3 – O segredo espiritual da vida do cristão é o: ESPIRITO SANTO!!. Sem ele nós e a igreja não passamos de um clube, uma associação ou um bando de alienado do mundo. Sm o espírito Santo não passamos de um aglomerado de gente!! O que faz a igreja ser um corpo vivo do Espírito Santo é um vaso (coração) cheio do óleo da presença de Deus!!!
4 – quando o ambiente está azeitado pelo Espírito Santo, sentimos a presença da Gloria do Senhor trazendo alegria ao ambiente. É como se a sua shekinah estivesse passando!

I I I – E QUAL É O SEGREDO PARA ISSO??
1 – Simples!! É só ir buscar os vasos vazios!!
2 – Quem são eles?? São os pecadores que não conhecem Jesus. São aqueles que já perderam a esperança e estão desiludidos. É aquele seu colega que estã desesperado, homossexuais, lésbicas, drogados!!
3 – Devemos trazer estes vasos vazios para casa do Senhor, para eles experimentarem um derramar do Espírito em suas vidas!!
4 – Deus não faz grandes milagres em vasos cheios. Ele gosta de vasos vazios da arrogância, do egoísmo, da vaidade, do amor ao dinheiro, da ato-justiça!! E quando tivermos preparados os vasos ´so precisamos fechar a porta. Mas, o que significa fechar a porta??!!
I V – SEPARAR-SE DO MUNDO!!
1 – Fechando a porta para as novelas; p/ promiscuiddae sexual; para o jogo da loteria; para a mentira, para desonestidade, para a lingua que difama; que fala da vida alheia ( 1 Jo 2.15-17), ou seja, para tudo que não presta.
2 – Crente que faz parte do mundo é inimigo de Deus, pois a Bíblia diz:” Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” ( Tg 4.5,14).
3 – O filosofo dinamarquês, Soren Kierkegaard disse: ” No dia em que a igreja e o mundo se tornarem amigos, a igreja deixará de existir”

V – INTIMIDADE COM DEUS!!
1 – Quando queremos intimidade no nosso lar fazemos o que? fechamos a porta!
2 – Muitos não em sentido este azeite do spirito Santo, porque não tem fechado a porta da sua casa!! ( Mt 6 . 6 ).
3 – Hoje em dia há tempo para tudo, mas não há para Deus!! precisamos fechar a nossa porta!!
4 – A melhor oração é aquela que é feita na intimidade, a sós com a porta fechada.
5 – Este é o projeto maravilhoso de Deus para nós!!

CONCLUSÃO:
1 – Quando acabou os vasos da viúva, de para pagar a divida e ainda viver por muito tempo.
2 – o óleo do Espírito que Deus quer derramar tem de ser abundante para sobrar, transbordar, para que nunca sejamos vazios, esgotados.
3 – Devemos transbordar este óleo a onde quer que eu vá. Pois um vaso transbordante derrama óleo no colégio;no emprego, no transito, entre os amigos!!!
4 – SE queremos ser vitoriosos no evangelismo ou onde Deus nos leva, precisamos do óleo do Senhor. Precisamos de azeite p/viver cheio da graça.

[email protected]

Compartilhe a BençãoEmail this to someone
email
Print this page
Print
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin

Comentários

comments

Contribua com sua opinião