Visão de uma Igreja

 O QUE É UMA IGREJA? ………… (observar o nível teológico). …. Pelas respostas parece que temos uma visão muito distante. – Na verdade, entender a Igreja é muito difícil. Tanto é que o apóstolo Paulo e outros não conseguiram dar apenas uma figura (uma definição) para a Igreja = POVO DE DEUS, CONGREGAÇÃO DOS SALVOS, NOIVA DE CRISTO, CORPO DE CRISTO, ETC…
 E eu me atrevo a trazer uma outra figura. Esta figura não está nas páginas da Bíblia, mas nos ajuda a compreender muito bem o que é uma IGREJA!

 TEXTO: 1O. CORÍNTIOS 12:12-20 (espero que hoje pela misericórdia de Deus possamos entender o que é uma Igreja). – Antes porém vamos ler juntos o v. 18 (ler)…

 Este versículo nos dá dois conceitos básicos:
1o. – Não existe crente sem Igreja. – A Bíblia diz que nós formamos um corpo. (E existem crentes que diz: eu aceitei a Jesus, fui batizado, mas não quero fazer parte da Igreja. Posso ser crente em casa…) – Entretanto a Bíblia está nos dizendo que cada um de nós fazemos parte de um CORPO!
 Você por acaso já viu alguma vez andando pela rua uma ORELHA? Já viu um NARIZ andando sozinho pela rua? ….. mas tem muita gente andando assim pela rua. (Dizem que são crentes mas não pertencem ao CORPO) ….. É um nariz andando sozinho. É uma orelha andando na rua, porque eles não tem corpo para se ligarem.
 A pessoa que aceita a Jesus mas não tem compromisso com a Igreja é um pedaço de corpo vagando pelo tempo! – Imagine você: no momento em que eu tirar minha orelha do meu corpo, o que acontece com ela? = APODRECE MESMO! (ela não recebe sangue… vai morrer/apodrecer)…. E quantos crentes podres nós encontramos hoje em nosso meio!!!
2o. A Igreja não é um clube. O versículo 18 diz que é DEUS quem coloca as pessoas dentro da Igreja. Ou seja, as coisas dentro da Igreja não tem que ser de acordo com a minha vontade, o meu feitio, de acordo com o meu querer. (E alguns acham que são donos da Igreja!…) – Ah! Se pudéssemos escolher nossos irmãos como num clube…. – A Bíblia diz que é DEUS quem coloca as pessoas em sua Igreja.

PALETÓ x AVENTAL – (Não se preocupem que eu não vou jogar o paletó em cima dos irmãos, como tantos pastores estão fazendo hoje em dia…)

(Já com o avental) – Uma maneira boa de se entender a IGREJA é fazendo um BOLO à luz de 1a. Coríntios 12. = Deixe-me pegar a receita. O que usamos para fazer um bolo? (retirar os ingredientes da sacola….)

Vamos imaginar que o BOLO seja a IGREJA e a medida que formos fazendo esse bolo o irmão vai descobrir que tipo de ingrediente você é. Mas sempre lembrando do v. 18: “É DEUS quem coloca os ingredientes!!!”
AÇUCAR: (1 ½ – xícara) – (Pedir p/experimentar…) – Os irmãos conhecem aquele(a) irmão(ã) que é um doce dentro da Igreja? Irmãos que na verdade precisam estar dentro do bolo! A Bíblia diz que CORNÉLIO era um homem doce (bom, honesto). E Deus fala para Pedro: “Vai lá e fala para Cornélio que eu preciso desse homem doce dentro da Igreja. E Cornélio abençoa toda a Igreja! – E assim nós temos tantos irmãos que são um doce, uma benção dentro da Igreja!!!

OVOS: (3 Ovos) – O que vamos fazer agora é muito sério para se ter uma visão de uma Igreja!
 Há muitas pessoas que entram na Igreja como esse OVO INTEIRO!. (Se esse ovo pudesse ser cozido inteiro junto com os outros ingredientes, ele estaria dentro do bolo, mas não faria parte do bolo!. E tem muita gente pensando que pertencem à Igreja do Senhor só porque seu nome está arrolado no rol de membros. – Na verdade estão na Igreja, mas não pertencem `a IGREJA).
 Porque para fazer parte da Igreja DEUS tem que fazer uma coisa com a gente: QUEBRAR! (Colocar um ovo).
 Tem pessoas que DEUS dá uma batidinha só e ela já se quebra (Colocar outro ovo).
 Mas há pessoas que DEUS fica batendo, batendo (pessoas com a casca dura). E Deus disciplina, Deus puxa o tapete, o camarada vai com a cara no pó, …. mas tá lá DURÃO!
 A Bíblia diz que PAULO era um homem de casca dura. (Um homem cheio de sí. Arrogante. Daqueles crentes que vem ensinar o Pastor a pregar sermões. Aqueles crentes que se mete em todo lugar, em todas as áreas, e em todo lugar que ele aparece ficar um “mal estar”. – E a Bíblia diz que DEUS quebrou esse homem. Em outras palavras esse homem cai do cavalo quebrado na estrada de Damasco. E DEUS diz: “Agora vou usar você porque eu o quebrei…”
 As vezes DEUS está batendo na sua casca dura meu irmão. E se ELE não quebrar você, você não tem condições de entrar para a sua Igreja. …. MAS QUANDO DEUS QUEBRA (quebrar), AI ENTÃO VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA SER USADO POR ELE EM SUA IGREJA.

MANTEIGA: (1 Colher). – O que a manteiga nos lembra? Lembra aquelas pessoas que DEUS passa muito tempo tentando pegar. (ELE aperta aqui o cara escapa prá lá…) – mas DEUS um dia vai falar ao coração deles.
 Há muitos irmãos e irmãs aqui que estão orando há muito tempo por alguém da sua família (esposa/a, filho/a, parentes…). “SENHOR, salva meu esposa/a porque ele parece manteiga!” …. mas um dia na sua graça e misericórdia DEUS alcança definitivamente essas pessoas.
 E talvez tem gente aqui hoje que ainda estão fugindo de Deus, mas DEUS um dia vai de pegar!!! (pegar no bom sentido), porque DEUS quer colocar você dentro da sua Igreja.

FARINHA: (2 xícaras). Que gosto tem a farinha? …… A farinha não tem gosto de nada. – E há pessoas assim também dentro da Igreja: Não tem gosto de nada. (Pessoas sem sabor. Frias, sem emoção, sem coração…)
 Mas DEUS na sua misericórdia coloca essas pessoas dentro da sua Igreja. (E com certeza tem muita gente aqui que começaram a ter sabor depois da transformação que JESUS fez nela. Por elas passaram a ser o Sal da Terra). Somente DEUS pode fazer isso. (Porque a gente, na nossa humanidade não queremos pessoas sem gosto)…. MAS DEUS QUER!!!

LEITE: (1 ½ xícara). Quando colocamos o leite dentro da xícara que forma ele tomou? (a forma da xícara). – Há muitos crentes assim também. Crentes que estão andando e pegando a forma de tudo que tem no mercado da religião. Não param em Igreja nenhuma (tem um curador alí, vamos prá lá. Tem dente de outro aqui, vamos prá lá. A profeta tal está profetizando alí, vamos prá lá).
 O leite também nos dá a visão das raças (Há um cântico que diz: “De todas as tribos, povos e raças, muitos virão de louvar..), então o leite nos dá a visão que DEUS coloca pessoas brancas dentro da Igreja.

 … Mas uma Igreja só de pessoas brancas é muito sem graça. A Bíblia nos diz que no Reino de Deus não há grego, não há judeu, não há escravo, não há livre, homem, mulher …. mas há lugar para todos.
 Então vamos dar uma corzinha nessa Igreja:

NESCAU: (½ xícara) – DEUS coloca brancos, negros, amarelos, que cor tiver que DEUS tenha feito. (Há Igrejas nos EEUU que não sabem o que é ser uma Igreja. Eles separam: esta Igreja é só para brancos, aquela é só para negros. Eles tem dificuldades de misturar a cor. MAS PARA DEUS NÃO EXISTE DIFERENÇAS!)
 DEUS disse a Igreja é diferente de tudo e é a melhor porisso mesmo. Porque nela entram todos que são lavados no sangue de Jesus, independente da sua raça, cor, sexo, poder….

SAL: QUANTO COLOCAMOS DE SAL? (Uma colher cheia?). – Prove um pouquinho. Muito sal é bom? Quer mais um pouco?
 Há muita gente como o sal dentro da Igreja: São pessoas intragáveis, ásperas, sem domínio próprio. Pessoas que ninguem consegue conviver com elas. (Pessoas que quando chegam, o ambiente fica igual ao AR DA CIDADE DE CUBATÃO – TODO POLUÍDO, CHEIRANDO MAL…).
 Mas DEUS pega essa pessoa e na sua bondade e misericórdia, coloca essa pessoa intragável dentro da sua Igreja. – Talvez você não queira pessoas assim, mas a Igreja não é sua!
 E DEUS E TÃO MISERICORDIOSO irmãos, porque ELE coloca apenas uma pitadinha de sal no bolo. Porque muito sal na Igreja mata o pastor!!!

FERMENTO: (uma colher de chá). Quantos colocamos de fermento? Uma xícara cheia? …. não! Só um pouco…
 Nós muitas vezes pensamos que a Igreja está indo bem porque o CORAL canta bem, porque o LOUVOR é animado, porque o PASTOR prega bem, porque a BANDA é uma maravilha…. NADA DISSO!
 A Igreja vai bem porque existe um grupo bem pequeno (pouca quantidade, igual ao fermento), que estão ORANDO, BUSCANDO, CLAMANDO!!!
 Esse grupo não aparece. É como o fermento! O fermento quase não aparece, mas ele está fazendo o seu efeito. SEM FERMENTO O BOLO NÃO CRESCE! E eu dou graças a Deus porque com certeza existe um grupinho de fermento aqui.

MUITO BEM. DEUS COLOCOU OS INGREDIENTES EM SUA IGREJA. Vamos misturar tudo isso. DEUS as vezes dá uns solavancos dentro da Igreja para mexer com a Igreja (Uma Igreja morta, possa ser uma Igreja viva. Uma Igreja legalista e arcaica, passe a ser uma Igreja onde abunde a graça e a misericórdia e seja ela uma Igreja contextualizada)…..

Onde está o fermento? O sal? O leito? Os ovos? …. E mais: Se você tirar qualquer um desses ingredientes o bolo não vai ficar bom.

UNTAR A VASILHA: Ação do Espírito Santo. É ELE quem vai na frente e prepara tudo para receber os ingredientes…

VAMOS LEGAR AO FORNO DIVINO PARA QUE DEUS AJUSTE E ASSE TUDO…

cântico: Uma família vivendo o compromisso…

COM O BOLO NA MÃO: Quem vocês acham que é mais importante aqui? Quem vocês acham que é mais importante dentro da Igreja?
Irmão mais velho na Igreja? ____________. Onde esta o irmão _______?
Irmão mais novo na Igreja? ____________ . Onde esta o irmã __________?

TODOS SÃO IGUAIS. E infelizmente existem alguns que se acham donos da Igreja, porque são membros mais velhos….. MAS QUANDO DEUS MISTURA E ASSA O BOLO, TODOS SÃO IGUAIS!!!

Provar o bolo: Dar um pedaço ao irmão mais velho e mais novo. O BOLO É PARA SER COMIDO. PARA SER DOADO. “O vosso trabalho não é vão no Senhor”.

Que cada um de nós tenhamos a visão de estarmos construindo uma Igreja segundo os sonhos de Jesus. Deixando que ELE nos quebre e nos molde segundo o seu querer…

DEUS OS ABENÇOE!.

Compartilhe a BençãoEmail this to someone
email
Print this page
Print
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin

Comentários

comments

Contribua com sua opinião