Vitória

Introdução

Tenho ultimamente estudado muito a cerca do livro de Rute , e tenho cada dia mais constatado que o livro de Rute é um livro que nos ensina sobre o sucesso de nossas vidas, sobre a tão falada palavra, que muitas vezes cantamos, que tantas vezes ouvimos e que tantas vezes profetizamos em nossos dias : VITÓRIA !

Vitória, palavra que tem como significado : ato ou efeito de vencer o inimigo ; triunfo ou êxito brilhante em qualquer terreno. E nada melhor para resumir todas essas características e significados do que a história de Rute, uma família que recomeçou das cinzas, de alguém que acreditou na possibilidade de reconstruir, de retornar a vida.

A despeito de qualquer coisa o livro de Rute nos ensina que, com a ajuda de Deus, o homem pode ser vitorioso. Uma vez em minha igreja, ouvindo uma pregação de um presbítero, ele falou uma seguinte frase que me marcou profundamente, ele disse : “O homem e a mulher com Deus é maioria absoluta”. E essa é umas das características que podemos ver nítida e clara no livro de Rute.

Uma mulher que surgiu como uma espécie de refrigério, de sopro suave, de calma e de bonança, mandada por Deus, no meio de um delírio de tempestade.

Uma grande fome paira sobre Israel. Um homem chamado Elimeleque e sua esposa, resolvem pegar seus filhos, Malon e Quilon, e partir para uma terra distante, a dos Moabitas. Porém, logo após se estabelecerem Elimeleque morre.

Noemi, viuva, desgraçada pelas circunstâncias presentes, joga toda sua sorte no casamento de Malon e Quilon, que se casam com duas moabitas, Orfa e Rute.

Passado-se quase dez nos Quilon e Malon morrem, ficando assim, Noemi com duas noras também viuvas e completamentes desamparadas, toma sua decisão de voltar para a terra de Moabe sua pátria.

Agora viuva, e sem meios de se sustentar, despede se das duas noras dizendo : ” Não fiquem comigo,porque não tenho como sustentá-las. Vão tentar a vida de vocês. Tentem reconstruir suas vidas. Façam alguma coisa.”

Então Orfa parte, mas Rute fazendo juízo ao significado do seu nome que quer dizer : companheira, e decide ficar
E diz a Noemi :Não me insista para que te deixe e me obrigue a não te seguir-te; porque, a onde quer que fores irei eu, e onde que que pousares, ali pousarei eu; o teu povo será o meu povo, o teu Deus será o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu e ali serei sepultada; faça-me o Senhor o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.” E assim Rute e Noemi fazem uma aliança conhecida como” Tema de Rute”.

Na situação de carência em que as duas se encontravam, Rute decide fazer alguma coisa que mude o destino ou que, pelo menos, dê sobrevivência às duas. Os Judeus, ao fazerem a colheita de trigo, deixavam o que trigo que caí-se pelas bordas para os pobres. Noemi então, manda Rute para o trigal, para pegar o que sobrava da colheita para levar para casa.

Lá no trigal, ela encontra uma pessoa que mudará o rumo da sua vida : um homem chamado Boaz, que se levanta, assim, com seu remidor, alguém que assumia a responsabilidade de sustentar um parente morto.

Rute , então casa-se com ele, e transforma sua vida sem expectativas, em um futuro abençoado, promissor.

Transição

Consequentemente gostaria de chamar sua atenção para algumas lições que podemos tirar a respeito da história de Rute que é :

1° Quando a situação estiver pessimista, tire os olhos do todo e perceba os detalhes.

Às vezes nos deparamos com situações em que olhamos ao redor, situações e problema que estamos enfrentando e dizemos : ‘Tudo em minha vida vai mal !

Mas se pensarmos sobre essa frase, que muitas vezes nos pegamos a falar, devemos parar e pensar será que TUDO, tudo mesmo vai mal ?

Certamente veremos que tudo é uma palavra completamente abrangente e que nem tudo ao nosso redor está tão mal assim, veremos que existem coisas boas que estão acontecendo em nossas vidas mas que se passam desapercebidas por causa da situação que estamos vivendo.

Ainda existem coisas bonitas ao nosso redor, eventos carregados de ternura, pessoas as quais podemos confiar, pessoas leais, aspectos que passam desapercebidos por causa que estamos olhando o todo esquecendo de olhar os detalhes.

Sabe, por mas cruel que seja a realidade, haverá sempre algum motivo para manter-se viva a chama da esperança.
No meio do absurdo e do caos, Deus consegue redesenhar a sorte e revelar que nem tudo está perdido.

“Ainda que tudo pareça perdido, DEUS É MAIOR !”

2° É possível amar mesmo em circunstâncias desoladoras.

“Em todo tempo ama um amigo, e na angústia nasce um irmão.” Pv.17.17

Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência vivida por mim nesses últimos meses. De Outubro até o mês de fevereiro passei momentos de dores em minha vida, várias coisas assolaram meu coração, tive a rompimento de uma relação que durou três anos, tive problemas de enfermidades com minha mãe, descobri a existência de um cisto em minhas cordas vocais.

Essas coisas, muitas vezes me levaram a pensar que Deus já não me amava mais, e pude sentir na pele, vivênciar com toda intensidade que em todo tempo amei meus amigos e quando passei por um deserto de lutas e dores, nasceram ao meu lado pessoas mandadas por Deus para serem meus irmãos.

Portanto de nada vale o dinheiro, a fama, a esperteza, se na hora da tribulação não tivermos uma mão amiga que nos ajude, daqueles que amamos.

Noemi, teve essa experiência, e com grande intensidade, vemos quando Rute faz a aliança com Noemi, aquilo para mim e umas das maiores declarações de amor que alguém poderia fazer a um amigo, no caso a uma sogra. Amar é firmar aliança, é estabelecer vínculos.

O amor ele é o diafragma da graça divina sobre a humanidade; a mais santa de todas as dádivas da alma, ele é o elo dourado que une ao dever e à verdade; é o princípio redentor que reconcilia o coração com a vida, e profetiza o bem eterno.

Porém, a mais sublime dimensão do amor ocorre quando ele reverência, quando se consegue ver na outra pessoa qualidades, virtudes, às quais nos curvamos. “O amor bonito é aquele que vê no outro beleza.”

O amor, se torna sublime, quando não se vê apenas o que alguém aparenta, mas pelo potencial que nele há.
Rute se entrega a Noemi, sem nada em troca, sem buscar retorno esse é o princípio mais nobre do amor.
“O amor é maior, quando ele se entrega”.

3° Para vencer os problemas e as dificuldades temos que derrotar o inevitável.

O poder da iniciativa é toda a chave de vitória, pois se você esperar que as coisas aconteçam sem tomar nenhuma atitude, nada acontecerá. É preciso lutar , tomar iniciativa. Levante a sua cabeça do chão e Deus te ajudará.
Veja no verso 2 do capítulo 2 “Deixe-me ir ao campo, e apanharei espigas…”

Rute não espera que as coisas aconteçam, ela não espera que as coisas caiam do céu, ela se dispôs a ir à luta, ela teve iniciativa para vencer o inevitável.

Não acredite que a sorte vai bater a sua porta, se você não buscar obstinadamente os seus objetivos.
Lembro-me muito de uma história de um homem, que estando em uma situação de grande dificuldade, pede a Deus que o resgate. E Deus manda todo tipo de resgate através de seus vizinhos, através dos bombeiros, através de um resgate a prefeitura, mas ele não aceitou pois estava esperando um resgate divino, ele simplesmente esperava que Deus fizesse o sobre natural. Então por estar em uma enchente as águas subiram e levaram do local que estava, causando sua morte. Mas chegando no céu perguntou a Deus : Como Senhor? não entendo ? Eu te pedi um livramento e tu me deixaste morrer ! O senhor lhe reposndeu: quem não entende sou Eu ! Mandei seu vizinho, o resgate da prefeitura e os bombeiros e você não quis.

Cuidado com isso, Deus pode mover o sobre natural para te socorrer, mas ele também pode usar pessoas, fazer o simples. Portanto, a fé é um substantivo, mas deve ser compreendido como um verbo, porque fé é acima de tudo ação.

Lembre-se então que a iniciativa tem o poder de transformar a fé de substantivo em verbo, ação.

4° Deus é sábio, onipotente, e bom para transformar os desastres da nossas vidas em VITÓRIAS !

É possível que a vida tenha levado você a caminhos de dores, tristezas, a caminhos de desastres, e nesse exato momento você deve estar se perguntando : Será que Deus não me ama mais ? ou será que Deus está me castigando ? Será que o Senhor não está vendo ? Será que meu destino é sofrer ? Talvez você esteja perguntando o porquê de algumas coisas que estão acontecendo, ou então se perguntando o porquê de acontecimentos sem respostas.

Veja a declaração de Noemi no capítulo 1.21 : “Cheia parti, porém vazia o Senhor me fez retornar. Por que, pois me chamareis Noemi ( que quer dizer amável )? Pois o Senhor testifica contra mim, e o Todo Poderoso me tem afligido tanto”.

A relação de Noemi foi automática, com muitas vezes é automática em nossas vidas, correlacionar o seu sofrimento como punição de Deus. Saiba que Deus não se coloca nem um só minuto como nosso inimigo, aquela situação não representava antipatia de Deus contra Noemi.

A vida de Noemi não se encontrava sob maldição, simplesmente Deus pretendia usar aquele sofrimento para operar maravilhas em sua vida.

Creia nisso , Todos os acontecimentos de sua vida (mesmo aqueles que são praticamente impossíveis e difíceis de serem resolvidos pelo homem ) fazem parte da direção de Deus.

Infelizmente a visão que muitas vezes temos do Senhor é que Ele é poderoso, maravilhoso e muito mais. Mas muitas vezes esquecemos que Ele é BOM.

Esquecemos que Ele não é apenas Deus, Ele é nosso Pai, é como pai sempre irá querer o melhor para nossas vidas.

Apostolo Paulo fala em Romanos 8.18 : “Porque tenho para mim que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós”.

Então creia nessa promessa do Senhor para sua vida. Há sentido para tudo em nossas vidas, e os momentos presentes tem desdobramentos no futuro os quais mal podemos alcançar.

Romanos 8.28 : “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”

Então a partir de hoje comece a mudar suas orações e diga : Senhor creio que o Senhor tem um propósito para tudo isso que está ocorrendo em minha vida, e sei que se o Senhor me deixou passar por essa situação é porque eu posso suportar e porque o Senhor quer me ensinar alguma coisa !”

Aprenda a tirar lições de suas dificuldades.

Nunca vi, nem li nenhuma promessa que o Senhor tenha feito dizendo que nossa vida seria como um mar de rosas, sem problemas ou dificuldades. Se Jesus, que foi Deus encarnado passou por tantas dificuldades, que diria nós, homens, falhos e sujeitos a erros.

Mas o uma coisa o Senhor nos deu por consolo estas palavras : “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.”

Conclusão

Portanto, gostaria de terminar esse estudo dizendo a todos vocês uma última coisa, esperem em Deus, pois Ele é o Deus de transformações absurdas. No meio das suas dificuldades não perca a esperança, pois Deus é capaz de fazer o impossível por você.

CREIA QUE O SENHOR É UM DEUS VITÓRIOSOS, POTANTO CREIA NA POSSIBILIDADE DE VITÓRIA !

Compartilhe a BençãoEmail this to someone
email
Print this page
Print
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin

Comentários

comments

Contribua com sua opinião